PIET MONDRIAN (ABSTRATO GEOMÉTRICO OU FORMAL) E OSCAR NIEMEYER -TINTA ACRÍLICA SOBRE ECOTELA


Reflexão:

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida”. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.
— Oscar Niemeyer



           



Oscar Niemeyer Igreja da Pampulha


OSCAR NIERMEYER (1907-2012)



ž* NASCEU EM 15 DE DEZEMBRO DE 1907 NO RIO DE JANEIRO.
* žO MAIOR NOME DA ARQUITETURA BRASILEIRA.
ž* FORMADO NA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO E EM 1934 DIPLOMADO ENGENHEIRO ARQUITETO.
* žTRABALHOU COM NO ESCRITÓRIO DE LÚCIO COSTA E CARLOS LEÃO.
ž* DE TODAS AS OBRAS QUE EXECUTOU NO BRASIL E EXTERIOR O QUE MAIS LHE RENDEU FAMA E PRESTÍGIO FOI O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DE BRASÍLIA, ENCOMENDADO PELO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK INICIADO EM 1956.
* FALESCEU NO DIA 5 DE DEZEMBRO DE 2012, no Rio de Janeiro.

O QUE É ARQUITETURA? 
* žÉ A ARTE DE TRANSFORMAR, CONSTRUIR, PROJETAR, CRIAR, E RECRIAR O MEIO AMBIENTE HABITADO PELO SER HUMANO.
ž
* žA ARQUITETURA ASSOCIA  A OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA ( ESCULTURA, PINTURA, ETC.)
ž
ž* O DIÁLOGO ENTRE O VELHO E O NOVO, O CLÁSSICO COM O MODERNO,  O EFÊMERO E O ETERNO.



Composição com grande plano vermelho, amarelo, preto, cinza e azul (1921); Composição com vermelho, azul, preto, amarelo e cinza (1921) e Composição de linhas e cor III (1937) – Piet Mondrian




PIET MONDRIAN
A HARMONIA DOS OPOSTOS
RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DA OBRA DE MONDRIAN

 
n  Pintor Holandês pioneiro da arte abstrata geométrica.
n  Nasceu em Amersfoort, Holanda, em 1872, e faleceu em Nova York, em 1944.
n  Tentou entre  1917 e 1931, eliminar a emoção da arte.
n  Chamando de “De Stijl”, que significa “O Estilo”, esse movimento de artistas e arquitetos defendia uma arte severa, de pura geometria.
            Mondrian é proveniente de um país ordeiro calvinista, onde a severa paisagem.
      n  de canais interligados e estradas absolutamente retas pode parecer mecanicamente             projetada.
n  Durante o caos da Segunda Guerra Mundial, Mondrian concluiu que “ a natureza é um maldito caso perdido”. E resolveu eliminar a arte “natural” e confusa, em favor de um novo estilo chamado neoplasticismo.
n  Mondrian baseou seu estilo em linhas e retângulos.
n  Teorizando que as linhas retas não existem na natureza, ele decidiu usá-las exclusivamente para criar uma arte de ordem e harmonia – qualidades abviamente ausentes no mundo revirado pela guerra.
n  Para Mondrian, as linhas verticais representavam vitalidade e as horizontais, tranqüilidade. O ponto de cruzamento de duas linhas era o ponto de equilíbrio dinâmico.
n  O pintor se restringiu às linhas negras formando retângulos.
n  Utilizava apenas cores primárias, vermelho, azul e amarelo; e três cores neutras: branco, preto e cinza.
n  Calculando cuidadosamente a colocação desses elementos: Equilíbrio dos opostos desiguais, mas equivalentes.
n  Embora a grade dos quadros pareça similar, cada uma delas é precisa e diferentemente calibrada.
n  A contribuição para a arte foi o direcionamento para a abstração absoluta, sem qualquer referência a objetos da natureza e do homem.
n  Ele queria a arte mais matemática possível, a matriz para uma vida organizada.

  n  Um monstro do controle, Mondrian transformou seu próprio ambiente em quadro: cobriu as paredes de seu estúdio com retângulos em cores primárias e cinza, branco e preto.
n  Apesar de mobiliar o estúdio com economia minuciosa de uma cela de convento.
n  O pintor mantinha uma tulipa artificial num vaso, com folhas pintadas de branco (porque havia banido a cor verde). Toda a mobília era pintada de branco ou preto, e o tocador de disco era vermelho berrante.
n  Mondrian foi importante na história da arte por se opor ao culto dos sentimentos subjetivos.  Nos anos de 1950, seu estilo facilmente identificável tornou-se símbolo da arte moderna.

FONTE: 
  •   ARTE COMENTADA DA PRÉ-HISTÓRIA AO PÓS MODERNO. CAROL     STRICKLAND,Ph.D. , EDITORA EDIOURO.
  •      https://www.westwing.com.br/magazin/lifestyle-cult/mondrian-e-o-stijl/ 
  •      https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer
  •      http://www.mundoreal.xyz/arquitetura-algumas-das-obras-mais-importantes-de-      oscar-niemeyer/oscar-niemeyer-igreja-da-pampulha/


       


Nenhum comentário:

Postar um comentário