JOAN MIRÓ (VIDA E OBRA) - O SURREALISMO - SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AULAS DE ARTES

JOAN MIRÓ (VIDA E OBRA) - O SURREALISMO - SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AULAS DE ARTES

SURREALISMO

ARTE MODERNA

SÉCULO XX
¨Origem: França ( Paris) em 1920.
¨Movimento artístico e literário.
¨Principal teórico e padrinho do movimento: André  Breton 1896-1966 ( Escritor francês e poeta).
¨Inspirado nas teorias psicanalítica de Sigmund Freud 1856-1939 - médico neurologista austríaco, fundador da psicanálise).
¨A psicanálise propõe a compreensão e análise do homem em seu inconsciente para tratar as neuroses e psicoses.
¨O inconsciente: processos mentais que se desenvolvem sem a ajuda do consciente.
¨Objetivo do surrealismo: “Propõe expressar, seja verbalmente, seja por escrito, seja de que maneiro for, o funcionamento real do pensamento. Inspiração do pensamento, na ausência de qualquer controle exercido pela razão, para além de qualquer preocupação estética ou moral.

PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO SURREALISMO NA PINTURA:


¨ SALVADOR DALÍ

¨ JOAN MIRÓ

¨ RENÉ MAGRITE

¨ FRIDA KAHLO

¨ ERNEST

¨ GORKY

¨ BELLMER

¨ ETC...



JOAN MIRÓ - biografia e obras




¨ Joan Miró nasceu em Barcelona, na Espanha, em 20 de abril de 1893.

¨ Miró teve que ultrapassar sérios obstáculos, primeiro a hostilidade de seus pais e depois a oposição de um mundo artístico envelhecido, encerrado nas torres de marfim acadêmicas, que explodia contra os jovens que procuravam tomar outro rumo e se libertar da obrigação de representar objetos identificáveis.

¨ Miró quis exprimir algo de eterno e essencial e, para isso, procurou inspiração nas raízes catalãs. Miró alcançou, por fim, o que já procurava em 1920 quando escrevia “Trabalho duramente, aproximo-me de uma arte de conceito, tomando a realidade como ponto de partida, nunca como resultado”. 

¨ No início da segunda guerra mundial voltou à Espanha e pintou a célebre "Constelações", que simboliza a evocação de todo o poder criativo dos elementos e do cosmos para enfrentar as forças anônimas da corrupção política e social causadora da miséria e da guerra.

¨ Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra. Joan Miró morreu em Palma de Maiorca, Espanha, em 25 de dezembro de 1983. 

¨ No panorama da arte do século XX, Joan Miró (1893 – 1983) é um personagem de biografia singular. Entre tantos artistas de rotina boêmia, Miró se destaca pela simplicidade de seu caráter catalão. Ordem, respeito, equilíbrio, são traços que marcaram um pintor de vida discreta, mas de força interior extraordinária.

¨ Recriar um mundo onírico pessoal no qual fluem imagens distorcidas da realidade, cheias de formas orgânicas e construções geométricas. Sobre fundos planos, com diferentes signos gráficos e deformações fantásticas livres de qualquer compromisso figurativo.

¨ "Trabalhar muitíssimo e viver a vida, fazer um passeio na montanha ou olhar uma bela mulher, ler um livro, ouvir um concerto: que isso tudo alimente meu espírito para que sua voz se torne mais forte. E, principalmente, queira Deus que não me falte Santa Inquietude! graças a ela os homens avançaram. Joan Miró.

OBRAS DE JOAN MIRÓ E O ATELIÊ DO ARTISTA















FONTES:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Joan_Mir%C3%B3

Miró. Janis Mink. Taschen

Arte Comentada. Carol Strickland, Ph.D.Ed. Ediouro



Releituras de obras de Joan Miró em técnicas diversas


Imagem original da obra onde foi baseado as releituras abaixo em técnicas diversas.
Título: Mulher e pássaro ao luar






 












TÍTULO: ESCADAS CRUZANDO O CÉU AZUL NUMA RODA DE FOGO




      Neste desenho abaixo é possível trabalhar com crianças, jovens,   adolescentes, etc... o colorido de observação através da obra original. É um excelente exercício de observação, pois eles tentarão reproduzir o colorido no desenho abaixo o mais fiel possível a obra original. 





Neste desenho abaixo eu realizei o teste do colorido de observação com lápis de cor e assim pude verificar o nível de dificuldade. 




JOAN MIRÓ 

TÍTULO: CIFRAS E CONSTELAÇÕES AMOROSAS DE UMA MULHER, 1941



     Neste desenho abaixo é possível trabalhar com crianças, jovens,   adolescentes, etc... o colorido de observação de um fragmento da obra, através da obra original. É um excelente exercício de observação, pois eles tentarão reproduzir o colorido no desenho abaixo o mais fiel possível ao fragmento original da obra. 




Neste desenho abaixo eu realizei o teste do colorido de observação com lápis de cor e assim pude verificar o nível de dificuldade. 




Com a obra original abaixo é possível fazer a leitura de Imagem com os alunos, não mostre o título da obra, apenas na última pergunta você poderá revelar o título.


(Neste momento deixe uma música de fundo tocando e dê alguns minutos para apreciação silenciosa, somente no final da música você fará as perguntas). 



1. Descreva o que vocês estão vendo na imagem?

2. As imagens dão a sensação que estão paradas ou em movimento? Explique.
3. É um local novo ou velho? Explique.
4. É dia ou noite? Explique.
5. É uma imagem alegre ou triste? Explique.
6. Qual é o personagem principal? Explique.
7. Existe música? Onde? Que tipo de música?Explique.
8. Interpretando - Do que se trata a obra em seu conjunto? Explique.
9.Que título ou nome você daria a essa obra? Explique.
10. Revelando o título do quadro.


Joan Miró - Carnaval de Alerquim 1924-25

 Neste desenho o professor pode trabalhar o desenho de observação ou releitura de detalhes da obra, onde cada um irá complementar o que falta e fazer o colorido de observação ou o colorido livre. 






Joan Miró - Título: Mulher, pássaro ao luar




Nesta imagem abaixo o aluno poderá fazer a releitura da obra acima complementando e acrescentando desenhos e colorido, além de dar um novo título.


Título: Feliz mundo estranho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário