VINCENT VAN GOGH - VIDA E OBRAS - O EXPRESSIONISMO - SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE ARTES

VINCENT VAN GOGH - VIDA E OBRAS - ATIVIDADES DE ARTES

O QUE É O EXPRESSIONISMO? 


   O EXPRESSIONISMO foi uma corrente artística concentrada  Alemanha, entre 1905 e 1930. Os artistas expressionistas procuravam desenvolver formas pictóricas que expressassem seus sentimentos íntimos, mais do que o mundo exterior, a pintura expressionista é intensa, apaixonada e altamente pessoal, baseado no conceito da tela do pintor como um veículo para manifestar emoções. Cores violentas e irreais e pinceladas impetuosas faziam a pintura expressionista vibrar de vitalidade. Não é de surpreender que van Gogh, com sua técnica frenética de pintura e seu extraordinário emprego das cores, pinceladas curtas, linhas curvas e cores intensa, tenha inspirado muitos pintores expressionistas.




SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE ARTES



* Neste desenho do Quarto de Van Gogh :
1. O Professor poderá pedir aos alunos que completem o desenho e o colorido  da imagem de acordo com o original (exercitando o desenho e colorido de observação) .

      2. Uma outra opção é pedir aos alunos que façam a releitura, ou seja, a recriação da obra original       de Van Gogh inserindo objetos, cores, acessórios... Deixando o quarto com a identidade de cada          aluno. Depois cada um irá escolher um novo título para o sua composição visual.


OBRA ORIGINAL









* Neste desenho Noite Estrelada:
1. O Professor poderá pedir aos alunos que completem o desenho, colorindo  a imagem de acordo com o original (exercitando o colorido de observação) .

               Depois cada um irá escolher um novo título para o sua composição visual.

OBRA ORIGINAL
Sugestão de leitura de imagem com a imagem acima
O professor(a) poderá fazer uma sensibilização colocando um fundo musical e pedir que eles apenas observem a imagem, depois  podemos fazer algumas perguntas aos alunos de forma oral.

1. Descreva o que você vê na imagem.
2. Que cores predominam?
3. É uma imagem alegre ou triste. Justifique?
4. Ela dá a sensação de que está estática ou em movimento?Justifique.
5. Quais tipos de linhas existem?
6. É dia ou noite? Justifique.
7. O que ela representa? Justifique.
9. Que nome você daria a essa obra? Justifique.
10. Observando essa obra você acha que o artista tinha uma vida feliz ou triste? Justifique.
11.Ainda observando essa obra você acha que o artista era calmo ou agitado? Justifique.
12. Você acha uma obra bela ou feia?Justifique.
13. O Título da obra é: Noite estrelada; essa obra parece com uma noite estrelada que estamos acostumados a ver ou não? O que existe de semelhante ou diferente? Justifique.







* Nestes dois desenhos abaixo dos Girassóis de Van Gogh:
1. O Professor poderá pedir aos alunos que façam a releitura das obras através de desenho, pintura, colagem ou massa de modelar (exercitando a criatividade).

               Depois cada um irá escolher um novo título para o sua composição visual.

OBRA ORIGINAL - Os Girassóis de Van Gogh









É importante que cada professor antes de aplicar as atividades práticas, faça também aquilo que propõe aos alunos, assim poderá verificar pessoalmente o nível de dificuldade de cada atividade e a sua própria criatividade, a viabilidade e as adaptações que serão necessárias para cada série. O exemplo abaixo foi um teste que fiz da atividade releitura.  Pintura: Quarto de van Gogh.


Título: Meu quarto

Releituras das Obras "Noite Estrelada" e  "O Quarto" de Vincent van Gogh -Realizados por meus alunos no ano de 2007 (Colégio Souza Leão Diniz e Souza Leão Positivo.























EXPO 2010 - COLÉGIO SOUZA LEÃO DINIZ
TEMA: IDENTIDADE ATRAVÉS DE VINCENT VAN GOGH 

































2 comentários: