Vamos refletir!
" Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Paulo Freire
Releitura do Abaporu - Criado por Sandra Gobert
MODERNISMO BRASILEIRO
SEMANA DA ARTE MODERNA
E
TARSILA DO AMARAL
n
O
modernismo Brasileiro teve como marco oficial a Semana de arte moderna de 1922.
Este evento foi organizado por um grupo de artistas e intelectuais no ano em
que o Brasil comemorava cem anos de Independência.
n
Esta
semana significou uma ruptura com as regras
do passado, (arte importada de outras partes do mundo principalmente
Europa), pois os artistas queriam uma arte que tivesse corpo e alma do Brasil,
além de uma nova linguagem, não tradicional.
n
O
movimento modernista surgiu no Brasil em 1920, em São Paulo, com a proposta de
construção de uma arte com valores nacionais, mas aliados ás novas estéticas e
linguagens das vanguardas européias.
n
A primeira fase iniciou-se com base
na polêmica criada em torno da
exposição de Anita Malfatti e das esculturas de Brecheret, pois seus trabalhos
desobedeceram às regras tradicionais (proporção, cor).
n
A
partir de 1922, foi formado o grupo dos cinco com:
Mário de Andrade
(poeta, romancista, musicólogo, historiador e crítico de
arte e fotógrafo brasileiro);
Menotti del Picchia
(poeta, jornalista, tabelião, advogado, político,romancista, cronista, pintor
e ensaísta brasileiro).
Anita Malfatti
(Pintora e professora)
Tarsila do Amaral
(Pintora)
Oswald de Andrade
( foi um
escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro).
n
Este
grupo promovia encontros e viagens pelo Brasil para discutir sobre o modernismo
e a arte Brasileira.
n
No
primeiro número da Revista Antropofagia, foi publicado o Manifesto Antropófago,
no qual destacamos, por exemplo, a frase “tupy or not tupy, that is the
question” que significa “tupi ou não tupi, eis a questão”; numa referência à
famosa frase de Shakespeare “to be or not to be, that is the question”.
O que significava
movimento Antropofágico
movimento Antropofágico
n
Do
grego anthropos, "homem" e phagein,
"comer" .
n
Propõe
"devorar" influências estrangeiras para impor o caráter brasileiro à
arte e à literatura.
n
O
movimento antropofágico defendia que todas as influências culturais vindas de
outros países deveriam ser “mastigadas” pela cultura brasileira e não somente
aceitas.
n
A
cultura brasileira não precisaria imitar a arte européia. Era preciso então
redescobrir o Brasil que já existia antes do século XVI.
n
O
Manifesto antropófago amplia as ideias do Movimento Pau-Brasil. Passou-se,
inclusive, a defender radicalmente a valorização da língua Tupi, pertencente a
vários grupos indígenas brasileiros por ocasião do descobrimento.
n
Desse
movimento nasce a Revista Antropofagia. Aprofundando a ideologia
da Poesia Pau-Brasil, que desejava criar uma poesia de exportação, o
movimento antropofágico brasileiro tinha por objetivo a deglutição (daí o
caráter metafórico da palavra "antropofágico") da cultura
do outro externo, como o norte americano e europeu e do outro
interno, a cultura dos ameríndios, dos afrodescendentes,
dos eurodescendentes, dos descendentes de orientais, ou seja, não se deve
negar a cultura estrangeira, mas ela não deve ser imitada. Foi certamente um
dos marcos do modernismo brasileiro.
Tarsila do Amaral
vida e obra
vida e obra
BIOGRAFIA
n
Tarsila
do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município
de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do
Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral,
cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo
fazendas no interior de São Paulo.
n
Seu
pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a
infância e adolescência. Estuda em São Paulo no Colégio Sion e completa seus
estudos em Barcelona, na Espanha, onde pinta seu primeiro quadro, “Sagrado
Coração de Jesus”, aos 16 anos.
n
Casa-se
em 1906 com André Teixeira Pinto com quem teve sua única filha, Dulce.
Separa-se dele e começa a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em
São Paulo. Posteriormente estuda desenho e pintura com Pedro Alexandrino.
n
Em
1920 embarca para a Europa objetivando ingressar na Académie Julian em Paris.
Freqüenta também o ateliê de Émile Renard.
n
Em
1926 expõe em Paris, obtendo grande sucesso. Casa-se no mesmo com Oswald de
Andrade.
Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão
Oficial dos Artistas Franceses. Embora não tenha sido participante da “Semana
de 22” integra-se ao Modernismo que surgia no Brasil, visto que na Europa
estava fazendo estudos acadêmicos.
n
Em
1928 pinta o “Abaporu” para dar de presente de aniversário a Oswald que se
empolga com a tela e cria o Movimento Antropofágico. É deste período a fase
antropofágica da sua pintura.
n
Em
1929 expõe individualmente pela primeira vez no Brasil. Separa-se de Oswald em
1930. Em 1933 pinta o quadro “Operários” e dá início à pintura social no
Brasil. Passa a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos, de
meados dos anos 30 a meados dos anos 50.
TARSILA
E A INFLUÊNCIA
SURREALISTA EM SUAS OBRAS
E A INFLUÊNCIA
SURREALISTA EM SUAS OBRAS
O ABAPORU,
TELA PINTADA POR TARSILA DO AMARAL, EM 1928, É UM DOS QUADROS DE MAIOR IMPORTÂNCIA DESSA FASE. A OBRA EXERCEU UM PAPEL FUNDAMENTAL, INAUGURANDO UMA NOVA ERA MODERNISTA E UM NOVO PERÍODO NA PINTURA BRASILEIRA.
TELA PINTADA POR TARSILA DO AMARAL, EM 1928, É UM DOS QUADROS DE MAIOR IMPORTÂNCIA DESSA FASE. A OBRA EXERCEU UM PAPEL FUNDAMENTAL, INAUGURANDO UMA NOVA ERA MODERNISTA E UM NOVO PERÍODO NA PINTURA BRASILEIRA.
O que é Abaporu:
Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artistaTarsila do Amaral. O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
A tela foi pintada por Tarsila em 1928 e oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade. Os elementos que constam da tela, especialmente a inusitada figura, despertaram em Oswald a ideia de criação do Movimento Antropofágico. O Movimento consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.
O quadro Abaporu foi vendido no ano de 1995 para o argentino Eduardo Constantini por 1,5 milhões de dólares e encontra-se exposto no MALBA (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires).
Análise da Obra Abaporu
Esta obra marca a fase antropofágica da pintora Tarsila de Amaral que ocorreu entre 1928 e 1930. É possível identificar traços característicos da artistas, como a escolha de cores fortes e inclusão de temas imaginários ou alteração da realidade.
Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e um cacto. Estes elementos podem representar o trabalho físico que era o trabalho da maioria naquela altura. Por outro lado, a cabeça pequena pode significar a falta de pensamento crítico, que se limita a trabalhar com força mas sem pensar muito, sendo então uma possível crítica para a sociedade daquela época.
O homem representado transmite uma certa melancolia, pois o posicionamento da cabeça e expressão denotam alguma tristeza ou depressão. Além disso, o pé grande também pode revelar uma forte conexão do ser humano com a terra.
Quanto às cores usadas, para haver uma clara alusão ao Brasil pois há destaque para o verde, amarelo e azul, cores predominantes da bandeira brasileira.
Fontes:
http://www.significados.com.br/abaporu/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral
http://www.suapesquisa.com/biografias/tarsila_amaral.htm
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa824/tarsila-do-amaral
http://tarsiladoamaral.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário