sábado, 1 de outubro de 2016

COMO FAZER UM CALEIDOSCÓPIO


Vamos refletir!!!

 A vida é como um caleidoscópio, a cada momento que mudamos o olhar, percebemos uma nova possibilidade, um novo caminho, uma nova imagem... nada é estático, tudo está em constante transformação.

Sandra Gobert  







UM POUCO SOBRE O CALEIDOSCÓPIO...

Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.
O nome "caleidoscópio" deriva das palavras gregas (kalos), "belo, bonito", (eidos), "imagem, figura", e (skopeō), "olhar (para), observar".


O caleidoscópio foi inventado na Inglaterra, em 1817 pelo físico escocês Dawid Brewster (1781-1868). Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII. Conta-se que, na época, um rico francês adquiriu um caleidoscópio por 20.000 francos. Era feito com pérolas e gemas preciosas ao invés de pedaços de vidro colorido. Durante muito tempo o caleidoscópio foi um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho. Inventou-se um dispositivo para fotografar as formas do caleidoscópio, registrando assim, mecanicamente, os mais diversos padrões ornamentais.
O caleidoscópio de Brewster consistia em um tubo com pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os pedaços de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela passagem da luz, criavam a imagem em cores.
Atualmente o caleidoscópio é formado por um pequeno tubo, no fundo do qual há pedaços coloridos de vidro ou de outro material e três espelhos dispostos de tal forma que, ao se movimentar o tubo, visualizam-se diferentes figuras coloridas em imagens multiplicadas que se formam em arranjos simétricos. Estes espelhos podem ser dispostos em ângulos diferentes: a 45°, cada um dos três espelhos formava oito imagens duplicadas. A 60°, formava seis imagens e a 90°, formava quatro imagens.

Fontes:
* https://pt.wikipedia.org/wiki/Caleidosc%C3%B3pio
Henry George Liddell, Robert Scott, A Greek-English Lexicon, on Perseus
* A história do brinquedo. Cristina Von. Ed. Alegro. 2001

Um comentário:

  1. Sandra parabéns pelas decorações, são lindas! Estou fazendo os anjos de natal, mas não achei seu molde aí no seu blog. Vc não poderia postar novamente ou me enviar por email, por favor. Fico no aguardo e agradeço desde já! Regiane

    ResponderExcluir